O corpo, como já sabemos, é uma máquina incrívelmente adaptável! Graças a esta capacidade, é que estamos vivos até hoje… O corpo se adapta rapidamente ao frio, ao calor, às mudanças na rotina, trabalho, horas de sono, etc, etc! Adaptabilidade é ótimo, exceto quando estamos tratando de emagrecimento!
Se tem uma coisa com a qual o corpo não se adapta, é o emagrecimento! Por que? Simples, o corpo enxerga o emagrecimento e o corte calórico como ameaças contra si mesmo! Faz sentido? Claro, o corpo está consumindo mais energia do que recebe! Isso é uma ameaça a vida e ele vai lutar para não deixar isso acontecer. Abaixo está a explicação completa de como o corpo funciona nesse sentido e o que você deve fazer exatamente para colocá-lo a seu favor:
O problema:
Quando você entra em uma dieta e corta sua ingestão calórica, você faz com que soe um alarme interno no corpo. O corpo irá se esforçar para se ajustar à este novo consumo calórico. Agora, isso NÃO é bom para nós que pretendemos perder peso. Quando o corpo se ajusta à dieta, ele gasta MELHOR a energia, isso significa que o corpo gastará MENOS energia para fazer as mesmas funções, ou seja, ele otimizará o consumo calórico! Inteligente, hein?
Corte calórico desenfreado faz com que o corpo REDUZA o metabolismo, economizando energia, ou seja, gastando MENOS.Nós NÃO queremos que isto aconteça, certo? É justamente neste ponto que entra o título deste artigo. Sair da linha faz com que o corpo perceba uma alteração na rotina alimentar, receba um choque, logo, abalando sua adaptação, o que é BOM neste caso!
Ok, siga comigo… você vem seguindo uma “dieta” por vários dias ou semanas e você começa a perceber que está perdendo menos e menos gordura ao longo dos dias… bom, isso é natural. No começo, geralmente, você tem uma queima maior de gordura, mas ao passar dos dias e semanas, esta perda diminui até parar, atingindo uma barreira, a qual chamamos de Efeito Plateau. Isso nada mais é que um nome chique pra referenciar a parede que atingimos na perda de peso… é o ponto em que não perdemos mais peso, mesmo seguindo a dieta a risca. Isso é normal.
A solução:
Ao sairmos da linha por 1 dia na semana por exemplo, fazemos com que o corpo saia deste ajuste de pouco gasto calórico.
Este 1 dia da semana em que você pode sair da linha e comer de tudo, causa um choque no metabolismo, um choque positivo.
O corpo irá acelerar o metabolismo para processar as mudanças na alimentação neste dia… ou seja, se você comeu mais do que deveria neste dia, ótimo, este é o objetivo. O corpo sairá da mentalidade “gastador econômico de calorias” que vinha seguindo e passará a seguir a mentalidade “estou com estoques suficientes de calorias e posso voltar a queimar gordura com força total”.
No dia seguinte, você voltará à sua dieta normalmente e tirará então proveito desta nova mentalidade do corpo, ou seja, sua dieta passará a funcionar melhor, queimando mais gordura. Por que? Por que o metabolismo estará rodando mais rápido.
Um outro ponto positivo do cheat-day (assim é como as literaturas extrangeiras chamam este dia fora da linha em inglês) é o efeito psicológico positivo! Este dia influencia positivamente no seu ânimo e na sua motivação, certo? Todo mundo sabe que ninguém é de ferro e comer é sim uma parte boa da vida! Enquanto estamos numa fase de perda de gordura, sabemos que temos que nos esforçar! Afinal, não existe bom resultado sem boa dedicação, certo? Mas merecemos também recompensas ao longo do caminho para nos mantermos motivados e com ânimo nas alturas.
A receita:
Então, na prática a sugestão é: Siga sua dieta corretamente 6 dias por semana mas lembre-se de tirar 1 dia por semana para sair da linha e comer de tudo. Lembre-se, sem exageros, vamos manter o bom senso… Não saia comendo barras e barras de chocolate que isso só não é ruim para a dieta, mas também é ruim para sua saúde em geral…
O que quero dizer com comer de tudo é que você, neste dia, não deve se apegar às quantidades! Dê um pouco de atenção para a gula e coma a vontade… coma doces se quiser, sem exagero… este dia é um dia livre! Livre não quer dizer que você deve passar mal de tanto comer ok? Sem desespero. Apenas coma mais livremente sem controlar muito as quantidades.
Comentário adicional: Se você é Endomorfo, ou seja, ganha peso BEM facilmente, você, ao invés de tirar 1 dia livre, tire 1 refeição livre. Escolha uma refeição na semana para comer a mais, ou seja, comer a vontade mesmo.
Então comece já a se dar um dia livre na semana e seja mais feliz e mais magra(o)!
Fonte: Emagrecer de Vez