segunda-feira, 7 de março de 2011

Comer a mais (de vez em quando) ajuda a emagrecer!

O corpo, como já sabemos, é uma máquina incrívelmente adaptável! Graças a esta capacidade, é que estamos vivos até hoje… O corpo se adapta rapidamente ao frio, ao calor, às mudanças na rotina, trabalho, horas de sono, etc, etc! Adaptabilidade é ótimo, exceto quando estamos tratando de emagrecimento!
Se tem uma coisa com a qual o corpo não se adapta, é o emagrecimento! Por que? Simples, o corpo enxerga o emagrecimento e o corte calórico como ameaças contra si mesmo! Faz sentido? Claro, o corpo está consumindo mais energia do que recebe! Isso é uma ameaça a vida e ele vai lutar para não deixar isso acontecer. Abaixo está a explicação completa de como o corpo funciona nesse sentido e o que você deve fazer exatamente para colocá-lo a seu favor:

                                           

O problema:
Quando você entra em uma dieta e corta sua ingestão calórica, você faz com que soe um alarme interno no corpo. O corpo irá se esforçar para se ajustar à este novo consumo calórico. Agora, isso NÃO é bom para nós que pretendemos perder peso. Quando o corpo se ajusta à dieta, ele gasta MELHOR a energia, isso significa que o corpo gastará MENOS energia para fazer as mesmas funções, ou seja, ele otimizará o consumo calórico! Inteligente, hein?
Corte calórico desenfreado faz com que o corpo REDUZA o metabolismo, economizando energia, ou seja, gastando MENOS.
Nós NÃO queremos que isto aconteça, certo? É justamente neste ponto que entra o título deste artigo. Sair da linha faz com que o corpo perceba uma alteração na rotina alimentar, receba um choque, logo, abalando sua adaptação, o que é BOM neste caso!
Ok, siga comigo… você vem seguindo uma “dieta” por vários dias ou semanas e você começa a perceber que está perdendo menos e menos gordura ao longo dos dias… bom, isso é natural. No começo, geralmente, você tem uma queima maior de gordura, mas ao passar dos dias e semanas, esta perda diminui até parar, atingindo uma barreira, a qual chamamos de Efeito Plateau. Isso nada mais é que um nome chique pra referenciar a parede que atingimos na perda de peso… é o ponto em que não perdemos mais peso, mesmo seguindo a dieta a risca. Isso é normal.


A solução:
Ao sairmos da linha por 1 dia na semana por exemplo, fazemos com que o corpo saia deste ajuste de pouco gasto calórico. 

Este 1 dia da semana em que você pode sair da linha e comer de tudo, causa um choque no metabolismo, um choque positivo.
O corpo irá acelerar o metabolismo para processar as mudanças na alimentação neste dia… ou seja, se você comeu mais do que deveria neste dia, ótimo, este é o objetivo. O corpo sairá da mentalidade “gastador econômico de calorias” que vinha seguindo e passará a seguir a mentalidade “estou com estoques suficientes de calorias e posso voltar a queimar gordura com força total”.
No dia seguinte, você voltará à sua dieta normalmente e tirará então proveito desta nova mentalidade do corpo, ou seja, sua dieta passará a funcionar melhor, queimando mais gordura. Por que? Por que o metabolismo estará rodando mais rápido.

Um outro ponto positivo do cheat-day (assim é como as literaturas extrangeiras chamam este dia fora da linha em inglês) é o efeito psicológico positivo! Este dia influencia positivamente no seu ânimo e na sua motivação, certo? Todo mundo sabe que ninguém é de ferro e comer é sim uma parte boa da vida! Enquanto estamos numa fase de perda de gordura, sabemos que temos que nos esforçar! Afinal, não existe bom resultado sem boa dedicação, certo? Mas merecemos também recompensas ao longo do caminho para nos mantermos motivados e com ânimo nas alturas.


A receita:
Então, na prática a sugestão é: Siga sua dieta corretamente 6 dias por semana mas lembre-se de tirar 1 dia por semana para sair da linha e comer de tudo. Lembre-se, sem exageros, vamos manter o bom senso… Não saia comendo barras e barras de chocolate que isso só não é ruim para a dieta, mas também é ruim para sua saúde em geral…
O que quero dizer com comer de tudo é que você, neste dia, não deve se apegar às quantidades! Dê um pouco de atenção para a gula e coma a vontade… coma doces se quiser, sem exagero… este dia é um dia livre! Livre não quer dizer que você deve passar mal de tanto comer ok? Sem desespero. Apenas coma mais livremente sem controlar muito as quantidades.
Comentário adicional: Se você é Endomorfo, ou seja, ganha peso BEM facilmente, você, ao invés de tirar 1 dia livre, tire 1 refeição livre. Escolha uma refeição na semana para comer a mais, ou seja, comer a vontade mesmo. 
Então comece já a se dar um dia livre na semana e seja mais feliz e mais magra(o)!


Fonte: Emagrecer de Vez

25 maneiras de queimar calorias (sem dieta!)

Dá, sim, para emagrecer sem passar fome nem fazer plantão na academia. Pequenas mudanças no cardápio e no estilo de vida são su cientes para acelerar o metabolismo, ajudando você a gastar mais energia no dia a dia e dizer adeus às gordurinhas!


garota com chiclete

Comer demais é uma tendência que vem crescendo entre os brasileiros. O dado é de uma pesquisa
da Organização Mundial de Saúde (OMS) que revelou: estamos consumindo cerca de 100 calorias a mais por dia em comparação há oito anos. O nutrólogo José Golbspan, de Porto Alegre, calculou o estrago na balança a longo prazo. “São 700 calorias a mais por semana. Em um ano, esse total representa 4,8 quilos a mais no peso.” E vai piorar. “A estimativa é de que, daqui a 20 anos, as pessoas estejam consumindo mil calorias excedentes por dia”, a rmou a pesquisadora Claudia Stéfani Marcílio, no II Simpósio Internacional de Nutrição Unilever, em São Paulo. Ok, 2030 está longe. Mas por que não começar hoje a estimular o metabolismo? Há várias medidas para isso. Aqui, você também encontra estratégias para segurar o apetite, reduzindo o consumo de calorias. Ânimo! É fácil colocá-las em prática!
1. Durma bem
Passar a noite em claro estimula a produção de grelina – hormônio que aumenta a fome e os estoques de gordura. Uma pesquisa da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, revelou que dormir pouco traz outro prejuízo: reduz o ritmo do metabolismo. “Quando você dorme mal, o organismo entende que precisa economizar energia”, diz a nutricionista Márcia Curzio, do Rio de Janeiro.
2. Turbine os músculos
Quanto mais massa magra tem no corpo, mais você gasta calorias para mantê-la. Segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), os músculos consomem até 30% mais calorias que o tecido adiposo. Isso deixa o metabolismo esperto. E você mais enxuta e definida.
3. Invista num café da manhã proteico
Todo mundo sabe que essa refeição é importante para despertar o metabolismo. Um estudo publicado na conceituada revista americana The Journal of Obesity não só con rmou esse efeito como mostrou que a presença de proteína (ovo, queijo, leite) no café da manhã acelera mais a queima de calorias. E ainda diminui o tamanho da fome ao longo do dia.
4. Masque chiclete
Sem açúcar, claro. E nos momentos em que estiver tentada a comer um doce fora de hora. O chiclete também evita que você que beliscando enquanto cozinha. Além disso, a mastigação consome entre 10 a 15 calorias em meia hora. Mas evite ficar com o chiclete na boca por muito tempo, especialmente se você tiver o estômago sensível.
5. Beba mais água
Ela emagrece de maneira direta e indireta. Vamos à primeira, recém-comprovada por um estudo do Instituto de Pesquisa Oakland, na Califórnia. Beber água antes das refeições estimula o centro de saciedade. Esse mecanismo representa uma economia no consumo de calorias: entre 70 e 90 por dia. A água também participa de reações químicas que levam à queima de gordura e à eliminação de sódio, responsável pela retenção líquida.
6. Mexa-se
Levante mais vezes da cadeira, use a escada no lugar do elevador... “Realizadas com frequência, essas atividades fazem você gastar de 300 a 500 calorias a mais por dia”, diz o personal trainer Rodrigo de Freitas, da Academia Competition, em São Paulo.
7. Vá para a cozinha
Lavar e descascar os alimentos estimula a sensação de saciedade. Portanto, quando prepara a própria comida, você tende a comer menos. Outra vantagem: “Cozinhar queima calorias”, completa Fernanda Pisciolaro, nutricionista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).
8. Converse e ande
Sempre que falar ao celular, caminhe. A queima de calorias pode ser mínima. Mas é melhor do que ficar parada e não gastar nada.
9. Corte o açúcar
Ele não oferece nenhum nutriente e tem 4 calorias em 1 grama. Ou seja, só engorda. Pior: assim que é consumido, faz o organismo produzir muita insulina. “Esse hormônio favorece o estoque de gordura e estimula o apetite”, explica Cláudia Cozer, endocrinologista de São Paulo.
10. Consuma salmão
Por ser rico em ômega 3, ele ajuda a reduzir a ansiedade. O que isso tem a ver com calorias? Sob tensão, o organismo produz uma quantidade maior de cortisona. “Em excesso, esse hormônio rouba energia das células e deixa o organismo faminto, especialmente por alimentos calóricos, como pão, massa e doce”, diz o nutrólogo José Golbspan. O ômega 3 faz mais pelas medidas da cintura: desinflama as células e eleva os níveis de serotonina, controlando o apetite. Outras boas fontes: atum, sardinha e linhaça.
11. Inclua queijo na sobremesa
Consumido no fim da refeição, esse alimento aumenta a capacidade do organismo de queimar gordura. O mérito é do ácido linoleico conjugado (CLA) presente no queijo, segundo estudo do Centro de Pesquisa de Alimentos
12. Capricha nas fibras
Uma pesquisa publicada na revista cientí ca americana Journal of Clinical Nutrition mostrou que essas substâncias são capazes de reduzir o peso total e a nar a circunferência da cintura por mais de um motivo. Dão saciedade, retardam o esvaziamento gástrico, seguram o índice glicêmico, varrem as toxinas e estimulam o funcionamento do intestino. Consuma entre 25 e 35 gramas de fibra por dia.
13. Comece o treino pela musculação
O exercício localizado usa o glicogênio estocado no músculo como fonte de energia. “Isso obriga o organismo a acionar os estoques de gordura no exercício aeróbico”, explica Rodrigo de Freitas. É por isso que malhar nessa sequência traz resultado mais rápido na balança.
14. Faça sexo!
Queima cerca de 250 calorias em meia hora. Além disso, aumenta a circulação sanguínea e libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
15. Acelera o passo
Percorra os trajetos que você faz à pé no dia a dia como se estivesse atrasada para uma reunião. Andar rápido potencializa o consumo de calorias, até nos percursos pequenos.
16. Alimente-se antes de malhar
Quando você treina de barriga vazia, queima músculos e poupa gordura. Não é esse seu objetivo, certo? Por isso, coma uma fatia de pão com geleia, biscoito ou fruta, alimentos que oferecem energia rápida. Assim, você também garante disposição para uma aula puxada, queimando mais calorias.
17. Escove o cabelo
No lugar de ir ao salão faça sua própria escova. Você economiza grana e gasta calorias. “Meia hora escovando um cabelo médio queima em torno de 75 calorias”, a rma Roberta Estella, nutricionista de São Paulo.
18. Tome leite!
É um alimento com alto teor de cálcio, mineral que estimula a queima de gordura, afirma um estudo do Instituto de Nutrição da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos. Mas que atenta às reações do seu organismo: “Digestão difícil, gases e barriga inchada são sinais de alergia à proteína do leite. Esse processo desencadeia inflamação nas células, resultando em peso extra”, avisa a nutricionista Eliane Tagliari, da Clínica Nutribioforma, em Curitiba. Alternativa: aposte no cálcio vindo dos vegetais como couve, brócolis e gergelim.
19. Aposte na vitamina D
Facilita a ação do cálcio. Além disso, reduz os níveis de radicais livres – moléculas que deixam as células inflamadas e propensas a acumular gordura. Peixe, ovo e leite são boas fontes. Você também precisa se expor 15 minutos ao sol para que a vitamina D se fixe no organismo.
20. Coma amêndoa
Um punhado pequeno (30 gramas) por dia ajuda a enxugar gordura. De acordo com uma pesquisa publicada na revista americana International Journal of Obesity, voluntários que comeram essa oleaginosa por seis meses secaram 18% da gordura corporal diante de 11% dos que não consumiram.
21. Dê mais risada
Quem ri 15 minutos por dia, se livra de pelo menos 40 calorias, segundo um estudo da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos. Em um ano, a demonstração diária de alegria pode resultar em 2 quilos a menos na balança. Já está rindo à toa?
22. Aproveite a casca
É a parte das frutas e legumes que oferece mais fibras – substâncias que fazem o organismo gastar mais energia no processo de disgestão. Mais: “A casca concentra uma boa dose de substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes”, diz Bettina Moritz, nutricionista de Florianópolis.
23. Saia do sofá
Reduzir o tempo em frente à televisão pela metade faz você gastar mais energia ao longo do dia, segundo uma pesquisa da Universidade de Wermont, nos Estados Unidos. Isso porque sobra mais tempo para você andar ou praticar qualquer outra atividade. O mesmo vale para o computador.
24. Cozinhe com óleo de coco
Ele emagrece! De acordo com um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, voluntários que incluíram esse ingrediente na dieta perderam gordura, especialmente na barriga. “O óleo de coco tem ácido graxo láurico – tipo de gordura que facilita a queima de gordura”, diz a nutri-
cionista Fernanda Pisciolaro. Use-o nas receitas em substituição à manteiga ou margarina. Também ca bom batido no suco ou iogurte. Acredite!
25. Vire fã de café
Por ser rico em cafeína – substância com poder termogênico –, eleva a temperatura do organismo e, com isso, acelera o metabolismo. A medida considerada saudável: três xícaras por dia. Sem açúcar, é claro.

Fonte: Boa Forma